Uma semana de projeto – Vocational School – Malawi – África

Moni!

Muli Bwanji azungus?!

Separei um tempo para escrever com um pouco de detalhes sobre como foi a minha jornada saindo de Michigan para a África, para pessoas muito interessadas na minha vida, que querem saber de tudo que faco o tempo todo, onde vou, onde estou, como estou vivendo, como é a gente africana… estou falando da minha mae, ou do meu pai, talvez. =)

Começando a viagem partindo de Michigan (temperatura -3 graus) para o aeroporto de Chicago, 8 horas depois eu estava fazendo escala em Amsterdan e 8 horas depois eu estava no Kenia, a tres horas mais perto do meu país de destino. Malawi. 45 Graus.

Chegamos em Malawi a noite por volta das 12:00, um cara numa mini van estava esperando por nós. 8 pessoas, + bagagem 6 meses em uma mini van, onde se dirige ao contrario, entao aquilo me pareceu muito perigoso e eu nao pude segurar meus gritinhos de desespero enquanto o motorista fazia manobras malucas numa estrada sem nenhuma iluminacão naquela mini van velha e lotada de gente e bagagem. Ali eu pude ver e sentir, eu estava na Africa e essa realidade me fez respirar, oxigenar meu cerebro e pensar: Estou prestes a viver essa realidade por seis meses da minha vida e me parece que uma aventura está por vir.

Dormimos num hotel aquela noite e combinamos com o cara da van de partir as 06h da manha daquele mesmo dia. Entao tomei um banho gelado depois de uma longa viagem e pensando: seis meses de banho gelado, caso tenha agua. kkkk eu fui tirar uma soneca naquela madrugada quente dentro de um mosquito net. Acordei as 5 da manha pensando ja estar atrasada pra proxima viagem, mas eu nao sabia que meu relogio estava com a hora errada, mas achei estranho estar acordada enquanto todos dormiam, mas eu aproveitei pra andar com a Pamela e ver um pouco da natureza que ja se aprensentava escandalosamente linda; passaros coloridos e arvores por todos os lados, tudo muito verde e cheio de vida. Aquilo era a manha na Africa.

Partimos para mais 4 horas de viagem, um pouco da vida na Africa, as pessoas indo e vindo para o trabalho nas plantacoes, o jeito como as maes carregam seus filhos nas costas amarrados com tecido, as pessoas que vivem como vendedores nas pequenas paradas nos oferecendo de tudo um pouco. A cor evidente do povo africano que vibra com as cores vivas do ceu azul do vermelho da terra, o verde da vegetacao, as cores de suas vestimentas e tudo soa como uma breve poesia por tras dos vidros da janela do onibus da nossa viagem ate Lilongwe, capital de Malawi.

Chegamos no ponto final onde outra pessoa esperava por nos e por fim, em uma hora depois estavamos na escola DAPP onde ficamos por tres dias, e onde nossa professora de Michigan esperava por nos.

Nosso dormiorio com 3x4m, duas camas beliche e duas pequenas janelas me fez lembrar de historias de negros vista em filmes. Mas eu nao estava vendo um filme, aquilo era real. Ali vimos um pouco sobre como o nosso trabalho seria por seis meses de labuta.

E finalmente onde eu moraria pelos meses seguintes… uma casinha com dois quartinhos, uma cozinha com um fogaozinho eletrico e uma geladeira razoavelmente funcionado. E so alguns minutos depois de chegarmos a nossa casa, a natureza fez a festa de boas vindas com uma chuva bem forte pra nos mostrar quantos buracos no teto a nossa casa tinha. Agora ér